É notório que “Os media têm uma adesão crescente por parte dos jovens, seja porque são utilizados com fins informativos, produtivos, transformativos, seja porque facultam diversas formas de relacionamento, em ambientes sociais e digitais. A educação para os media e o desenvolvimento das literacias implicadas no seu uso transformaram-se, neste contexto, numa questão de inclusão e de cidadania. As condições de acesso e os recursos que a biblioteca oferece responsabilizam-na pela criação de oportunidades de aprendizagem, através de situações formativas nesta área e de trabalho articulado com os professores e com a sala de aula.” (Retirado de: Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar” (2017). Rede de Bibliotecas Escolares, pág. 37, 2ª edição).
Nasce assim o projeto “(des)Lig@-te” no primeiro período do ano letivo 2020/2021, desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares em articulação com as Professoras Titulares de Turma do 3º ano, no Centro Escolar Quinta das Flores e no Centro Escolar Solum Sul (em contexto de sala de aula e na Biblioteca), em Coimbra. Este projeto pretende ir ao encontro do Perfil dos Alunos e dar resposta, entre outros, à necessidade de combate do bullying e cyberbulying na escola, proporcionando simultaneamente aos alunos o exercício da cidadania através dos media.
Como foi desenvolvido este Projeto?
Realizaram-se 4 Sessões às quais corresponderam 4 Ações:
Privilegiou-se, neste projeto, uma componente considerada essencial numa prevenção a montante: a de trabalhar com os alunos a vertente positiva dos afetos, da generosidade, da gentileza para que os mesmos possam ter pistas para mudar comportamentos, numa posição consciente, ética e proativa nas suas escolhas.
Tal como foi concebido, este projeto reúne condições para ser replicado noutras turmas e noutras escolas, pois foram disponibilizados, no sítio digital criado para o efeito, em https://sites.google.com/view/desliga-te/ os mais variados recursos educativos que permitem trabalhar as várias componentes do Projeto, permitindo inclusive o seu aprofundamento no campo da gestão de emoções. Esse sítio digital foi pensado não apenas para os alunos (que podem (re)visitar o projeto e ampliar conhecimentos) mas sobretudo numa perspetiva formativa, para os Professores, dotando-os de ferramentas que lhes permitam abordar a problemática da educação dos media, num primeiro momento e sem prejuízo de outras possibilidades, no que respeita ao bullying e cyberbullying.
Nele se inclui um Padlet, que pode ainda ser acedido diretamente em https://padlet.com/becoimbrasulsolum/15txamz5sepdyqhu, através do qual os alunos das duas escolas publicaram os seus trabalhos e comunicaram entre si, no exercício pleno de cidadania.